O valor da Amizade
A palavra amizade define-se como sendo afeição por uma pessoa; simpatia; dedicação; atração; favor. Ou seja, a amizade supostamente é um conjunto de sentimentos favoráveis (bons) em relação a uma ou mais pessoas. Mas será que todas as pessoas dão valor a este precioso conjunto de sentimentos denominado AMIZADE? Será que todas elas são duradouras, verdadeiras, confiáveis, ...?
Muitas pessoas dizem ter muitos conhecidos, mas poucos amigos. Porquê? O que significa ser um(a) amigo(a)? A palavra amiga significa mulher que estima outra pessoa ou é por ela estimada; amante. E amigo significa aquele que ama ou tem amizade; amante; afeiçoado; aliado. Mediante estas definições será que concorda com a afirmação no início deste parágrafo?
Para ser amigo não é apenas necessário saber o nome da pessoa, talvez onde mora, ter o número de telemóvel, conhecer a família, estar com a pessoa esporadicamente, ... NÃO! Para que uma pessoa possa "passar" de conhecido(a) a amigo(a) é necessário que as pessoas envolvidas passem tempo juntas regularmente (o que não significa que tenha de ser todos os dias), dar provas de amizade, serem sinceras e verdadeiras SEMPRE! Após isso, talvez se comece a confiar na pessoa contando-lhe algo sem muito significado, mas pedindo para não comentar com ninguém, se a pessoa cumprir o prometido já é meio caminho andado para uma boa e duradoura amizade. Depois as conversas vão passando de informais a pessoais, pois depois de ganhar confiança é normal que se estabeleça a relação "aflito/desesperado/preocupado (a)" - "ouvinte/conselheiro/confidente" (entre ambas as partes). Mas para que esta amizade fique cada vez mais fortalecida é necessário haver sentimentos como respeito, afeição, compreensão, sinceridade, ... mútuos. Pois se algum destes sentimentos for "traído", a amizade pode tornar-se ressentida, deixar de haver confiança e acabar por deixar de existir.
E que dizer das nossas amizades? Será que são todas vantajosas? Para se ser amigo não é necessário ter os mesmos gostos, fazer as mesmas coisas, ter os mesmos hábitos, ... mas claro é necessário ter algumas coisas em comum... :-) Será que os verdadeiros amigos nos prejudicariam? Será que nos diriam para fazer coisas que fossem para nosso mal? O que é que nos incentivam a fazer, coisas boas ou pelo contrário - desencaminham-nos? Após estas perguntas as pessoas podem ter a noção se têm muitos amigos verdadeiros, ou se pelo contrário são os "amigos da onça".
Resumindo: para se ter amigos são necessários dar alguns passos:
- ser amigo(a) (ter afeto pelas pessoas)
- tirar tempo para cultivar uma amizade (passar tempo com as pessoas e comunicarem-se)
- prestar atenção quando outros falam (ser bons ouvintes)
- ser perdoador (desconsiderar os pequenos mal-entendidos e conversar com calma)
- respeitar a privacidade dos outros (não ser possessivo, não sufocar as pessoas)
- ser generoso (sempre que possível dizer palavras animadoras, dar elogios sinceros, ter uma conversa edificante e genuíno interesse no bem-estar dos outros).
JoTita Gonçalves